Área dos Pais    Ao Vivo

• VÍDEOS

• MATÉRIAS

• CLUBE DE VANTAGENS

Alfabetizar na educação infantil?

Desenhar
… Rabiscar… Representar… Escrever… Encontrar sons… Formas:

É o que fazemos antes de ALFABETIZAR e se isto estiver muito bem resolvido, entender a união de letras e palavras será uma sequência dos fatos da vida dos nossos pequenos.
Uns mais cedo outros mais tarde, uns com mais ou menos dificuldade, mas o certo é que eles irão dominar a escrita e a leitura da mesma forma que dominaram o andar e falar.

Porém, ensinar ou não as crianças a ler e a escrever é uma questão polêmica que precisa ser desmistificada na educação infantil e especialmente ser compreendida neste processo de alfabetização.
Alfabetizar não é somente a aquisição do sistema alfabético de escrita. Quando as crianças brincam com a sonoridade das palavras, reconhecem as diferenças das letras, manuseiam livros infantis e ouvem histórias estão se preparando para ler, formular conceitos, ampliar a linguagem e gradativamente produzir textos.
A alfabetização está presente na vida da criança em todos os ambientes. Seja em casa, manuseando as letras do teclado do computador, com a linguagem escrita na escola ou convivendo com adultos alfabetizados. Alfabetizar na pré-escola é oportunizar atividades lúdicas de descobertas dos sons. É ensiná-los a perceber como se desenha as letras, a encontrar sons e desenhos de letras iguais e os espaços que eles ocupam nas palavras. É um jogo perceptivo de construção gradativa da leitura e escrita. A educação infantil tem uma grande responsabilidade sobre o desenvolvimento das crianças ao construir conhecimentos que preparam para alcançarem a leitura e a escrita.
A criança aprende a ler e a escrever da mesma forma que aprende a falar, dependendo da influência e motivação do meio ambiente. A prontidão para a alfabetização vai se desenvolvendo desde o nascimento.
Desde que a criança forma suas primeiras concepções a respeito da leitura e da grafia, percebe a relação entre a fala e a escrita. Quando reconhece seu nome, o nome dos seus colegas, algumas palavras de propaganda e imita os adultos com rabiscos, ela está iniciando o seu processo de leitura.
A criança descobre a escrita através do contato com o material escrito, jornais, revistas, embalagens, placas indicativas, televisão, computador e, especialmente, através da escrita do seu nome, então valorize o momento em que ela te para na rua para decifrar uma placa e por minha sugestão, não complemente, não responda por ela.  Descobrir o “encanto” das palavras é algo muito especial para o desenvolvimento infantil, é uma mudança de estagio na vida de uma criança.  Viaje junto com seus filhos nesta magia.
É a sua  influência positiva,   que irá determinar o êxito nas habilidades das crianças.  Estimulem o bom habito da leitura, mesmo que ele não entenda muita coisa, leia... A relação de confiança da família com a escola também é muito importante.  Quando as crianças veem os pais trabalhando em conjunto com os seus professores, elas sentem-se mais seguras e confiantes em relação à escola.
Por outro lado, antecipar o ensino de letras sem trazer o debate da cultura escrita para o cotidiano é desrespeitar o tempo da infância e sustentar uma educação tecnicista.  E eu afirmo: O desafio da Educação Infantil não é de ensinar a desenhar e juntar letras, e sim o de oferecer condições para que as crianças possam se desenvolver como pessoas plenas e de direito e, dessa maneira poder participar criticamente da sociedade, entendendo plenamente a sua melhor forma de se comunicar.
Hoje deixo uma pergunta a vocês pais e responsáveis pelos futuros donos deste País:
Como vocês estão conduzindo a Educação dos seus filhos e netos?  Qual o valor da Educação Infantil?

E para descontrair quero apresentar a vocês uma pequena amostra do desenvolvimento de alguns alunos da Escola de Educação Infantil Leão Marinho.  No dia 25 de outubro faremos uma tarde de autógrafos dos seus próprios livros.  Grandes autores de uma história que está começando.  Esperamos vocês lá para comemorar a melhor de todas as aquisições da vida de seus filhos, a final é o começo de uma nova vida, o começo de uma longa história!

Manisa Leão
Advogada, Mãe, Educadora e Apaixonada pelo Desenvolvimento Infantil